sábado, 28 de janeiro de 2012

Esclareça as sete dúvidas ais comuns sobre proteção solar

Sai na água? Dá espinha? E outras questões que esquentam sua cabeça no verão

por Minha Vida

A proteção contra o sol é necessária mesmo nos dias mais nublados. Mas é claro que essa preocupação aumenta na estação mais quente do ano. O problema é que alguns mitos rondam esse ritual básico de beleza e acabam expondo diversas pessoas a doenças como o câncer de pele.

Para saber com que intervalo é preciso repassar o filtro, entender a resistência do produto à água e, claro, manter a pele livre dos inconvenientes provocados pelo sol, fique atento às dicas dos dermatologistas Adriana Awada e Ademir Junior. Eles acabam com todos aqueles boatos que você nunca sabe se realmente são confiáveis.

Protetor solar sai na água?Os dermatologistas são categóricos ao dizer que protetores solares saem na água, sim. O médico Ademir Junior explica que até existem protetores que são mais resistentes, mas sempre é preciso repassar o filtro depois de molhar o corpo. Mas faça isso com a pele seca.

Com que intervalo é necessário reaplicar o produto?

Passar o bloqueador uma única vez ao dia não é o suficiente para garantir proteção. "A recomendação oficial é reaplicar a cada duas horas, quando na praia ou piscina", afirma Adriana Awada. "Mas quem transpira muito deve pensar num intervalo mais curto, de acordo com o suor. Sempre que sentir aumento na transpiração, é momento de repassar o produto" explica.

Protetor solar dá espinha?

Alguns produtos, se não forem usados corretamente, podem causar espinhas. O principal é você descobrir qual o seu tipo de pele, para assim comprar o protetor mais adequado, que não interfira na produção de oleosidade. A regra é:
- Peles oleosas: protetor em gel
- Peles mistas: protetor em gel ou serum
- Peles normais: protetor em loção
- Peles secas: protetor em creme
Verdades e mentiras do protetor solar
Em dias nublados o fator de proteção pode ser menor?
Você olha pela janela, vê que o dia não está nada ensolarado e logo diminui o nível de proteção solar? A dermatologista Adriana Awada desaconselha essa atitude, principalmente para pessoas que possuem pele branquinha. O problema é que o fator de risco não se encontra só no sol, mas também na luz. Cerca de 80% dos raios ultravioletas conseguem ultrapassar as nuvens.

O bronzeador oferece algum tipo de proteção?

Todos os bronzeadores apresentam um fator de proteção, que pode variar de FPS 3 FPS a 10, mas os dermatologistas afirmam que isso não é suficiente para proteger a pele das agressões solares. "O fator de proteção do bronzeador é muito baixo, por esse motivo não é aconselhável. Se você usa, deve ter consciência de que sua pele não está protegida", afirma o dermatologista Ademir Junior.
Proteja sua pele
Deixar o protetor aparecendo no nariz aumenta o fator de proteção?
Cansamos de observar surfistas com o nariz e até mesmo com o rosto todo branco. Algumas mães também costumam fazer isso nas crianças. Os dermatologistas afirmam que deixar uma camada mais grossa de protetor na pele aumenta o nível de proteção do produto. "Se o filtro for branco, além da ação química própria da fórmula, forma-se uma barreira física ao sol (como a que uma camiseta oferece, por exemplo). O branco reflete a radiação solar e aumenta a proteção ao sol.

Como proteger os cabelos das agressões solares?

Os fios também podem ficar protegidos das agressões solares, basta você optar por cremes que possuam protetores na fórmula. "Produtos sem enxágüe com agentes de proteção solar são importantes, afinal não adianta passar um condicionador com FPS e enxaguar o produto na seqüência", afirma Adriana Awada. Esses cremes que protegem os fios do desbotamento e garantem fios bonitos e brilhantes.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dicas para manter os cabelos loiros bonitos e saudáveis no verão


  • Hidratação é fundamental para evitar o efeito esverdeado nos cabelos loiros durante o verão Hidratação é fundamental para evitar o efeito esverdeado nos cabelos loiros durante o verão
Cabelos loiros têm tudo a ver com verão. A afinidade entre os fios claros e a temporada de calor é tanta que algumas mulheres até arriscam trocar os cabelos escuros por fios mais claros, ou incrementar o castanho com mechas loiras. Vale tudo para entrar na estação mais quente do ano com a cor luminosa. Porém, é importante destacar que o loiro é delicado e exige cuidados para resistir ao sol, cloro e sal e permanecer com o tom vivo e original. 
  O  que provoca aquele efeito esverdeado nos fios loiros? Como é possível evitar que isso aconteça?
  Os fios loiros são mais delicados por natureza e o aspecto esverdeado é um dos efeitos evidentes dessa fragilidade. A culpa desse efeito esverdeado, que em alguns casos aparece azulado, normalmente é do cloro das piscinas, e de metais contidos na água de poços artesianos e tubulações antigas. O cloro é muito agressivo, danifica até cabelos virgens; tubulações antigas de casas e prédios velhos têm muito cobre e por isso acaba impregnando na água; e os poços artesianos – recurso muito utilizado por pousadas do nordeste do Brasil, por exemplo – também têm muitos metais que impregnam na água. Para amenizar esse efeito, o ideal é lavar os cabelos com um xampu de limpeza profunda uma vez A CADA 15 DIAS  e em seguida aplicar uma máscara ou condicionador bem hidratantes – esse produto deve conter algum óleo na fórmula, como óleo de argan, abacate, macadâmia, amarula, girassol ou mesmo manteiga de karité, que é muito hidratante. Para saber, basta ler o rótulo. Além do esverdeado, alguns cabelos loiros ficam amarelados no verão, um amarelo forte, artificial, que compromete o visual. Quando isso acontecer, é indicado lavar os cabelos uma vez por semana com xampu com pigmentos violetas, que geralmente são os indicados para cabelos loiros. E nesse caso também deve-se aplicar um produto de hidratação potente após o xampu.
Como manter a cor iluminada o verão inteiro?
A única coisa que se deve fazer é tratar os fios uma vez por semana, para deixá-los bem hidratados, como expliquei na questão anterior. O tratamento ideal pode ser feito uma vez por semana em casa, intercalando dois tipos de produto – uma máscara reconstrutora e um produto hidratante que contenha óleos (argan, macadâmia, girassol, manteiga de karité etc). Atualmente, tanto as máscaras quanto esses produtos mais oleosos são elaborados com alta tecnologia, o que os tornam mais concentrados e potentes para o tratamento em casa. Outro cuidado infalível para proteger os cabelos loiros no verão é aplicar óleo nos fios. No dia em que lavar e utilizar a máscara ou o hidratante vale a pena aplicar um óleo sem enxágue. Fora isso, outros recursos favorecem o brilho e a cor dos cabelos loiros, como usar um xampu de brilho (é importante alternar marcas), spray de brilho, produtos bifásicos que misturam óleo e água, que se usa como leave-in, inclusive, esse produto pode ser usados até em cabelos mais finos sem ficar pesado, por ser bifásico dilui o óleo e não pesa. Além disso, ao contrário do que a maioria das mulheres faz, não recomendo tonalizante para dar brilho. O segredo é tratar o cabelo e proteger do excesso de sol, de preferência com chapéu ou boné, além de usar filtro solar. Outro mito sobre os cabelos loiros é aquele que o cabelo clareia com o sol, sim é verdade, mas sem exagero; caso contrário, o cabelo ficará ressecado.
Como manter os cabelos saudáveis nessa época em que se usa muito secador e chapinha (por conta de compromissos e festas). Isso sem contar o desgaste de ressecamento provocado pelo cloro, sal e sol.
O primeiro passo é evitar fazer escova, chapinha e babyliss, já que o sol, o sal e o cloro, que danificam muito, são inevitáveis. O ideal é deixar essas técnicas para o inverno. E já que a época é de festas e encontros, o que exige cabelos produzidos, vale abusar dos penteados, como tranças, rabo de cavalo e coques. Fica diferente e é uma boa alternativa pra se libertar da escova e da chapinha, sem contar que refresca. Se as mulheres evitarem os aparelhos que aquecem os fios e não deixarem de fazer as hidratações semanais os cabelos ficarão saudáveis e bonitos, mesmo no verão.
Alguma dica para quem resolve ficar loira de uma hora para outra?
  • Getty Images A atriz Kate Beckinsale que tem os cabelos iluminados com mechas loiras em degradé, uma sugestão para quem não quer virar loira radicalmente
Quando uma mulher tiver esse desejo ela só precisa saber se realmente vai conseguir fazer a manutenção necessária. É preciso fazer retoque, hidratação e proteger do sol constantemente. Ela terá algumas limitações por conta do calor, da piscina, do mar, isto é, vai dar um pouco de trabalho. Se ela não estiver preparada para cuidar, vai ficar com aquele loiro mal tratado que ninguém quer. Para quem deseja ter um toque de loiro nos cabelos, uma boa saída é lançar mão desses estilos modernos, que estão em alta, como clarear mais as pontas e de leve, sem ser tão radical. Para quem decide fazer luzes, com mechas da raiz às pontas, é melhor ir com cautela e pensar muito bem antes.
E qual a cor do momento?
Continuam esses reflexos com efeito mais casual, nada muito certinho, como uma balaiage livre e mechas despojadas. Para a maioria das pessoas fica legal. O ideal é ter textura na cor, o que se consegue com técnicas que deixam o tom irregular, sem ser muito definido. O segredo é produzir um loiro artesanal, sem ser chapado e sem ser no cabelo todo, esse é um estilo bonito, que fica bem até para morenas. Basta explicar para o tinturista esse conceito.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Globo de Ouro 2012 - especial cabelos

Gostaram dos looks das celebridades no Globo de Ouro? Agora, em detalhes apenas os penteados...
Natalie Portman
Coque baixo - eu não curti, e vocês?
Zooey Deschanel total anos 60

Rooney Mara com preso simples
Reese Witherspoon
Kate Winslet
Charlize Teron, mais coque com o complemento básico da tiara de diamantes Cartier
Jessica Alba

Jolie
Freida Pinto
Emma Stone

domingo, 15 de janeiro de 2012

20 Segredos dos organizadores profissionais

Descubra ou relembre mais algumas dicas dos organizadores profissionais para melhorar sua organização e ter mais eficiência nas tarefas e no dia a dia.


1. Tudo deve ter uma casa
Tudo em sua casa ou escritório deve ter uma casa, um lugar adequado onde cada objeto é mantido normalmente. Alguns itens que você usa todos os dias devem ter fácil acesso ou ficarem próximos da vista. Outros itens, como decorações de Natal ou roupas de outras estações, podem ser armazenados em um local de não tão fácil acesso. Quando se tira um objeto de sua "casa", ele pode ser facilmente perdido, causando estresse e frustração. A desorganização acontece naturalmente quando os itens não são mantidos e/ou não voltam para suas casas.

2. Diga não

Você não tem que dizer sim a cada pedido de ajuda. Deixe espaço na agenda da semana para resolver problemas inesperados. Se não houver disponibilidade de tempo, diga NÃO para favores extras.

3. Abra sua correspondência perto da lixeira
Não deixe sua correspondência sobre sua mesa ou escrivaninha, onde é bem possível que ela fique acumulada. Abra-a sempre perto da lixeira, e livre-se de toda papelada desnecessária.

4. Prepare-se na noite anterior
Pare de perder tempo correndo freneticamente pela manhã como uma pessoa louca tentando fazer de tudo para chegar ao trabalho a tempo. Faça o que puder para se preparar na noite anterior. Deixe a mesa do café pronta. Separe suas roupas e a de seus filhos. Use o timer da cafeteira, para fazer o café automaticamente.

5. Jogue fora
Itens que estão desatualizados, desbotados, quebrados ou inutilizado podem ser objetos que devem ser descartados. Se você não quer mais, e não conhece alguém que queira, jogue fora (no lixo reciclável) hoje. Você estará liberando espaço físico – e também sua mente!

6. Tenha uma caixa de memórias

Quanto mais tempo você vive, mais memórias você terá. Se você não tiver cuidado, poderá encher a sua casa até o teto com suas memórias, e não terá espaço para mais nada. Tenha uma ou duas caixas (pode ser de plástico) para armazenar suas recordações. Logo o tempo determinará o que você realmente deseja manter, e o que você pode viver sem. Quando estas caixas estiverem cheias, a regra é livrar-se ou dar de presente itens fora de uso. Isto irá garantir que apenas as recordações mais preciosas serão armazenadas em sua caixa de memória.

7. Aplique a regra dos 50%
Quando você faz sua mala de roupas para uma viagem, coloque tudo o que você vai precisar em sua cama, então devolva 50% ao seu armário. A maioria das pessoas acaba carregando peso desnecessário. Pense que você poderá usar cada roupa pelo menos duas vezes, especialmente se você misturar e combinar as peças entre si.

8. Você acorda com as galinhas ou dorme com as corujas?
O trabalho de organizar sua casa ou escritório precisa ser feito no seu pico de energia. É por isso que você precisa saber o horário do dia que é mais produtivo. Se você acorda com as galinhas, o seu nível de energia é muito alto na parte da manhã, e esse é o melhor momento para você se livrar da bagunça. Se você tem mais energia durante a noite, organize o que for preciso durante esse tempo.

9. Tome nota
Com a quantidade de coisas que você tem que se lembrar por dia, a sua memórias pode falhar. Quando você quer lembrar de algo, a melhor coisa a fazer é anotar. Então, quando você precisa lembrar, vai estar lá anotado e disponível para você em um instante.

10. Use a secretária eletrônica
Se você esta no escritório e quer fazer algo quando chegar em casa, ligue para a secretária eletrônica e deixe uma mensagem. Quando chegar em casa, você vai ouvir a sua mensagem e lembre-se exatamente o que queria fazer.


11. Foco e um pouco de cada vez
Ao invés de tentar executar um projeto enorme, divida esse projeto em tarefas gerenciáveis. Por exemplo, se você quer organizar as caixas em seu sótão, você pode considerar organizar uma caixa por dia, até que tudo esteja completo.

12. Peça a alguém para lhe cobrar

Conte para um amigo, parente ou colega de trabalho que você pretende se organizar até determinada data. Em seguida, basta pedir que essa pessoa cobre você de vez em quando para ver se você fez isso. A motivação externa é muitas vezes uma ajuda enorme.

13. Suborne-se

Faça algo que você ama fazer, apenas se você concluir suas tarefas. Prometa a si mesmo que não vai assistir ao seu programa favorito de televisão, a menos que você organize algo por 15 minutos (uma gaveta, uma pilha de papel, etc).

14. Não arquive contas pendentes
Resista: não coloque sua conta de luz em uma pasta, a sua conta do seguro do carro em outra pasta e sua conta de telefone em outra. Todas as contas pendentes devem estar juntas em uma única pasta, para que você possa pagá-las sem ter que procurar em 10 lugares diferentes para encontrá-las.

15. Realize multitarefas
Faça duas coisa ao mesmo tempo, como ginástica ou andar de bicicleta ergométrica enquanto assiste ao seu programa de televisão favorito. Faça alongamentos enquanto está na espera ao telefone, espera a máquina de lavar ou secar desligar ou espera concluir um download no computador.

16. Jogue contra o tempo
As crianças nunca vão aprender que devem fazer essas tarefas por conta própria. Em vez de juntar brinquedos e roupas você mesmo, incentive as crianças a correr, pegar suas coisas e colocá-las no lugar. Use um temporizador e programe 10 minutos para essas tarefas. Se as crianças cumprirem a tarefa dentro do tempo, elas ganham pequenos prêmios, como um chocolatinho depois do jantar, um passeio no parquinho de tarde, ou algo mais divertido e atraente.

17. Tenha objetivos
Talvez você queira fazer um cruzeiro, ou aprender uma nova língua, ou plantar um jardim. Estabelecer metas irá ajudá-lo a chegar lá. Escreva em cartões seus objetivos, qualquer coisa que você queira realmente fazer. Então, organize os cartões de modo que os objetivos que você mais deseja alcançar estejam no topo, e as metas menos importante a seguir na lista. Em seguida, escreva prazos e trace um cronograma para alcançar cada um deles.

18. Faça um pouco a cada dia
Em vez de limpar a sua casa ou escritório de uma só vez, limpe um pouco a cada dia. Escreva em alguns cartões uma tarefa de limpeza. Por exemplo: Cartão 1: Limpar o banheiro, Cartão 2: Lavar roupas, etc. Então, coloque todos os cartões em uma caixa e sorteie um a cada dia. Essa será a sua tarefa de limpeza do dia. Não esqueça de escrever em um dos cartões “Dia livre”. Certifique-se de manter os cartões que já foram executados fora da caixa, até que todas as cartas que você inseriu tenham sido realizadas. Em seguida, basta começar de novo. Este sistema funciona muito bem para as tarefas das crianças.

19. Tenha uma rota alternativa
Sua rota original pelas vias principais da cidade pode não ser o percurso mais rápido. Atrasos de trânsito acontecem por todos os tipos de razões: obras, acidentes, tempo ruim, e assim por diante. Se você descobrir que não pode fazer sua rota original, você terá que fazer uma rota alternativa. Conheça as rotas alternativas antes de deixar a sua casa ou escritório. Desta forma, você será capaz de estar sempre no horário. Ouça as informações de trânsito na rádio local quando estiver se vestindo ou quando entrar no carro, e use a melhor rota a cada dia.

20. Se você acha que vai levar 5 minutos, programe 15.

Há muitas tarefas que levam apenas cinco minutos ou menos para serem concluídas. Outras podem demorar mais. Por exemplo, você pode pensar que vai demorar cinco minutos para verificar seu e-mail, mas muitas vezes, acaba levando 15 minutos ou mais. Ligar o computador, entrar no seu e-mail, ler os emails, deletar o lixo eletrônico, responder o que for necessário, pode demorar muito mais do que imagina.