sábado, 23 de junho de 2012

Cuidados especiais com a área dos olhos

Você sabia que a pele ao redor das pálpebras é a mais fina e sensível do corpo? Essa área é muito delicada, pois tem baixa capacidade de hidratação, de retenção de líquidos e não tem o manto lipídico que protege a pele, e por isso precisa de cuidados especiais. É uma região muito exposta ao vento, a poluição e ao sol, além de estar em constante atividade ocular por conta do movimento do músculo para piscar (aproximadamente 100 mil vezes ao dia).
Por ser uma região muito desprotegida e exposta às agressões está mais propensa a ter problemas. Esses problemas se iniciam lentamente e precisam ser combatidos para evitar que a pele desta área fique com aspecto de envelhecida.
Principais problemas/queixas dessa área
  • Linhas de expressão
  • Rugas
  • Pés de galinha
  • Olheiras
  • Bolsas e inchaços
Para cuidar dessa área é preciso utilizar produtos especiais, como cremes hidratantes específicos. Os cuidados com a limpeza também são essenciais. Para a proteção solar dessa região é preciso utilizar óculos de sol, pois o filtro solar em geral não deve ser aplicado na área devido a possibilidade de surgimento de alergias e irritações na pele e nos olhos. Mas para o restante da face deve-se aplicar o filtro solar
Cuidados especiais
O ideal é a utilização de cremes ou seruns que contenham:
  • Ascorbosilane – tem efeito antioxidante (devido a presença da Vitamina C) associado ao efeito de estimulação do colágeno pelo silício orgânico (que também está presente nesta combinação);
  • Eye Contour Complex – melhora a circulação local, reduz o inchaço e o aspecto escurecido;
  • Ácido hialurônico e NMF – ajudam na hidratação;
  • Coffee berry – possui efeito antioxidante e estimulador da circulação local;
  • Densiskin, Tensine e Raffermine – possuem efeito firmador;
  • Ácido kójico e ácido fítico – efeito clareador; e,
  • Nodema e Regu-age – que diminuem o inchaço e o aspecto de cansado
Atenção!
Os homens geralmente se expõem mais a fatores agressivos como o sol, vento e poluição e a musculatura ao redor dos olhos também é mais forte (potente) em relação a das mulheres tornando-os mais propensos ao aparecimento de rugas e linhas de expressão, por isso, é preciso utilizar mais agentes que atuem na renovação da área dos olhos.

Inverno com a pele e cabelos bem cuidados

O inverno está chegando e com o clima frio e seco a nossa pele e cabelos costumam ficar mais sensíveis e ressecados. Nessa época também é comum o banho mais quente e demorado e a baixa ingestão de líquidos o que pode ocasionar a desidratação. Pensando nisso, apresentaremos uma série com quatro matérias sobre os problemas de beleza mais comuns no inverno e como tratá-los. São eles: ressecamento da pele, dermatite seborreica, queda de cabelo e sensibilidade da pele/rosácea.
Ressecamento da pele
No outono e inverno com o vento, a baixa umidade do ar e o chuveiro quente temos uma perda maior do manto lipídico e o consequente “roubo” da hidratação da superfície da pele. Quando reduzimos o manto lipídico da nossa pele perdemos a capacidade de retenção de líquido, o que resulta em ressecamento.
Além disso, se não realizamos hidratação com fórmulas adequadas e hidratação via oral, começamos a notar a perda do brilho, da elasticidade e até mesmo a descamação da pele. Em casos extremos também podemos notar fissuras ou rachaduras.
Ativos e como tratar
Para tratar o corpo é preciso reduzir a temperatura do chuveiro, usar óleos de banho bifásico, escolher sabonetes de glicerina ou sabonetes para pele sensível. Utilizar fórmulas hidratantes ricas em glicerina, uréia, ácido lático, lactato de amônio, ácidos graxos, óleos como maracujá, calêndula e macadâmia, entre outros, ajudam a hidratar e proteger a pele. Deve-se aplicar logo após o banho com o corpo ainda ligeiramente úmido.
Se existir descamação ou sensibilidade da pele é preciso evitar a esfoliação, bem como o uso de buchas ou esponjas.
Em clínicas podemos utilizar máscaras de hidratação para rosto ou corpo com altas quantidades de princípios ativos. Uma dica interessante é que em casa podemos aplicar a fórmula hidratante e enrolar em filme plástico para aumentar a absorção.
Para o rosto os ativos mais indicados são: ácido hialurônico, GPS, NMF, nanosfera de vitamina C, ácido lático, AHA, entre outros.

Dermatite Seborreica

Dermatite Seborreica

Caracterizada pelo aumento da produção da oleosidade (aumento da atividade das glândulas sebáceas), descamação, irritação e coceira, a dermatite seborreica ocorre com mais frequência no couro cabeludo, mas também pode afetar o rosto, o peito, as costas e as dobras de pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios) e suas causas ainda são desconhecidas.
Durante o outono/inverno a dermatite seborreica é agravada por causa da baixa umidade do ar, do vento e do frio, mas um dos principais vilões é o chuveiro quente - que retira a oleosidade natural e, por consequência, o couro cabeludo “sente-se” desprotegido e passa a produzir oleosidade em excesso para compensar.

Princípios ativos e tratamentos
Uso de xampus que contenham: ácido salicílico, piritionato de zinco, cetoconazol, entre outros.
Em casos extremos - com forte componentes de irritação e descamação - utilizar fórmulas (loções) que contenham: corticóides tópicos e até mesmo antibióticos tópicos.
Hoje sabemos que 32% dos  brasileiros sofrem com o constrangimento de conviver com a caspa, mais ela pode ser tratada e o problema resolvido com alguns cuidados.
O que é a Caspa?
O seu nome científico é Dermatite Seborreica e é o processo de descamação da pele do couro cabeludo. Ela não é contagiosa e está presente em sua maioria em indivíduos que possuem a pele mais oleosa.

A Dermatite Seborreica, chamada de Caspa ainda não tem cura, mas os indivíduos que a possuem podem viver bem se seguir algumas sugestões e dicas.
- Prefira lavar a cabeça com água morna ou fria. É importante saber que se você tem o couro cabeludo muito oleoso deve lavá-lo com frequência.
- Evite ficar o cabelo umedecido por muito tempo;
- Afaste-se de situações que possam mudar constantemente o seu humor trazendo e estresse e preocupações excessivas;
- Use Shampoos e condicionadores que possuem explicitamente a condição de próprios para caspa contendo sulfeto de selênio, ciclopirox, olamina ou cetoconazol.
Seguem algumas dicas de produtos excelentes para controlar a Caspa.
caspa Alt text

É genético! Identifique seu tipo sanguíneo e saiba como ele influencia o seu trabalho

SÃO PAULO - Perfeccionista, teimoso, otimista, calmo e generoso. Comuns, as características responsáveis por definir a personalidade de um indivíduo até seriam corriqueiras, se não fosse por um pequeno detalhe: elas podem variar de acordo com o tipo sanguíneo de cada um. A constatação é do master coach e especialista em gestão comportamental com neurociência e neurometria, Sérgio Ricardo, que pesquisa o assunto e defende a teoria.
Segundo ele, a personalidade de um profissional, bem como as atividades com que ele mais se identifica dependem, principalmente, da genética do indivíduo. “Os do tipo A, por exemplo, servem para trabalhos que envolvam organização, planejamento, orientação e controle em geral”, diz o especialista, que garante ainda que as pessoas com esse tipo sanguíneo são mais estressadas.
“Ao menor de sinal de estresse, esses profissionais podem ficar paranóicos e depressivos”, conta.
Mas nem tudo precisa ser um problema, afinal, os colaboradores de outros tipos sanguíneos, como o B, por exemplo, não costumam ser impactados de forma negativa. “Eles são mais calmos, flexíveis, menos vulneráveis a doenças e se harmonizam facilmente com as pessoas de outros departamentos”, conta o especialista que adota como base os estudos de médicos naturopatas como James D'Adamo e Peter D'Adamo para legitimar a teoria.
“Após 10 anos de pesquisa e de avaliação em mais de 10 mil pessoas, temos percebido como o tipo sanguíneo pode influenciar o comportamento dos indivíduos em todos os sentidos”, diz.
Em prol da empresa
De posso de tais informações, a questão que fica é: como tais dados podem ser úteis em uma empresa? Simples, por meio do mapeamento genético de cada indivíduo a ser contratado.
“Seria útil que a área de recursos humanos de uma organização soubesse interagir com as dominâncias e características dos tipos sanguíneos, pois assim, ficaria mais fácil proporcionar economia à gestão, que precisa definir contratações e promoções”, avalia o especialista.
Para ele, por meio de tal atitude seria possível avaliar, com antecedência, as competências de cada profissional antes mesmo dele entrar em um projeto ou mesmo na empresa.
Perfil sanguíneo
Na relação abaixo, elaborada pelo especialista em gestão comportamental, Sérgio Ricardo, você pode conhecer as características de cada profissional, bem como as atividades mais apropriadas para ele, de acordo com seu tipo sanguíneo.
Tipo A: são profissionais sensíveis, inteligentes e espertos que gostam do estilo de vida urbano e intenso. Ficam refreando a ansiedade o tempo todo, mas quando explodem é melhor não estar por perto. Precisam de exercícios, calmantes e relaxantes o tempo todo, pois ao menor de sinal de estresse podem ficar paranóicos e depressivos. Por isso, se o seu chefe apresentar esse perfil, tenha cuidado! Nesta fase os profissionais costumam levar tudo para o lado pessoal, fazendo com que extrapolem as suas funções.
Tipo B: flexíveis e menos vulneráveis a doenças, os indivíduos do tipo B apresentam uma atividade mental mais agitada e se harmonizam facilmente com todas as pessoas. São os profissionais do ‘bem’, que preferem a inteligência e a paz. Para se ter uma ideia, 40% dos milionários de todo o mundo são do tipo B. Já quando o assunto são as atividades mais apropriadas para esse profissional, o gerenciamento de crise, negociação e o controle de cenários, onde esse risco está sempre presente, se destacam.
Tipo AB: aguçado e sensível, o profissional AB traz características de ambos os tipos sanguíneos e, não raro, pode apresentar uma natureza um tanto quanto excêntrica, que aceita todos os aspectos da vida sem estar particularmente consciente das consequências. Além disso, não gostam de rotina e preferem a inovação e a surpresa. “São também cativantes, carismáticos e gostam de se gabar, pois Jesus Cristo teria este tipo de sangue”, diz o especialista.
Tipo O: fortes, resistentes, autoconfiantes e ousados. Os colaboradores do tipo O podem ser muito intuitivos e se destacam por possuir uma qualidade única: um otimismo nato. São ótimos para atividades com alto índice de estresse e para tarefas que exigem mais do sistema nervoso, como vendas, desenvolvimento de campanhas e atividades de risco, dada a sua tolerância a tais situações.