Veja aqui varias maneira de usar este acessório que não pode faltar!
A temperatura cair e já começaram a pipocam pelas ruas os clássicos de inverno: botas, casacos e muitas echarpes. Ou seriam cachecóis? Ou pashminas?
A temperatura cair e já começaram a pipocam pelas ruas os clássicos de inverno: botas, casacos e muitas echarpes. Ou seriam cachecóis? Ou pashminas?
Essa dúvida atinge a grande maioria dos homens e mulheres nessa época do ano. Se você perguntar por aí, cada pessoa dará uma resposta diferente e chamará essas peças de um jeito. Mas eles não são a mesma coisa, apesar das diferenças serem poucas e mais técnicas que estéticas.
Cachecol: é uma peça retangular, no formato de faixa, feita de material bem grosso – como lã – e têm aspecto de artesanal, de roupa feita à mão. É a mais tradicional, com opções que vão desde as que nossas avós tricotavam até aquelas de tecido mais plano, sem pontos aparentes, mas igualmente quentes. São melhores para temperaturas realmente baixas ou para pessoas que sentem muito frio. Ótima (e estilosa) opção para os homens.
Echarpe: é o mais comum e aquele que você vê em praticamente todas as lojas de roupas e acessórios pelo País. Também é retangular, como o cachecol, mas de tecidos mais finos e maleáveis e de maior variedade de estampas. São as peças que melhor atendem ao inverno do Brasil: não são extremamente quentes, mas ajudam a nos manter aquecidos e são mais fáceis de transportar que casacos. Além disso, permite dezenas de amarrações e combina mais fácil com qualquer estilo.
Lenços: são quadrados, diferente dos citados anteriormente, e de tecidos mais nobres como a seda. São bem finos e mais justos ao pescoço, com menos tecido sobrando. São mais usadas para dar charme à produção do que para realmente aquecer. Uma dica para quem não gosta de usá-lo no pescoço é amarrar o lenço na bolsa: fica atual e charmoso.
Pashmina: é a que mais gera confusão, pois não se trata de uma definição de peça e sim de um tecido! A pashmina é um tipo de echarpe feita com uma lã especial, a lã cashmere, que é mais maleável que a lã comum. Costuma ser um pouco maior e acabou virando sinônimo de echarpes largas, uma espécie de manta fina para cobrir os ombros.
Estola :
originalmente, era feita de pele de raposa, mas hoje pode ser encontrada de lã, tecidos ou outros materiais, como as peles sintéticas. Ela é uma faixa larga que tem formato retangular. É usada em volta dos ombros. Ela é um clássico também, e pode usá-la quando quiser, mas preferencialmente em eventos mais sociais.
Dicas
- lenços e echarpes devem ser guardados esticados ou enrolados. Dobras vão marcar o tecido. Já o cachecol grosso pode ser dobrado sem problema.
- Cuidados com os acessórios! Brincos muito longos e anéis podem puxar algum fio e estragar a peça.
- Brincos curtos, em geral, ficam melhores – mas eu sou da teoria do “use o que você gosta”, então se decidir usar um mais longo apenas tome cuidado.
- Aproveite que lenços e echarpes são peças fáceis e brinque com seu look apostando em cores e estampas diferentes e chamativas. Nada funciona melhor do que uma roupa preta e uma echarpe bem colorida.
- Existem muitos tutoriais de amarrações na internet. Selecionei dois